Este blog tem o objetivo de mostrar que defensores de animais são contrários ao racismo e quaisquer formas de preconceito e discriminação.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Esclarecimento e Comunicado OFICIAIS de Fábio Paiva

Esclarecimento oficial do site Pelo Fim do Holocausto Animal:

http://www.holocaustoanimal.org/esclarecimento.htm

O Grupo “Pelo Fim do Holocausto Animal”, aqui representado na figura de seu responsável, torna público seus esclarecimentos a respeito das acusações que lhe foram impostas: http://www.afropress.com/noticias_2.asp?id=1371

1. Os princípios do Grupo Holocausto Animal não são frutos de uma teoria pessoal, mas de várias entidades e pessoas ao redor do mundo, que comungam dos mesmos anseios – Liberdade para os Animais! Nosso grupo é formado por pessoas de diferentes classes sociais, etnias, credos e religiões.

2. Este ideal deixa claro que somos “Abolicionistas” assim como foram aqueles que lutaram pela liberdade ao longo da história.

3. Jamais poderíamos ter sido acusados de fazer apologia ao racismo. O repúdio aos nossos ideais é uma visão estreita e mesquinha daqueles que não entendem o significado do termo Especismo.

4. Quando das afirmações em se comparar negros a cães e judeus a porcos, são totalmente equivocadas e infundadas. A comparação que queremos mostrar é a do SOFRIMENTO, que na nossa compreensão é igual entre humanos e animais. Os animais são capazes de sofrer, assim como os brancos, negros, judeus, orientais, não importando a etnia. Todo ser vivo é passível de sofrimento.

5. Nunca tivemos a intenção de ofender a memória de quem quer que seja. Ao contrário, se fazemos alusão à escravidão e ao holocausto, mantemos em pauta os nefastos acontecimentos da história da humanidade que jamais devem ser esquecidos para que não se repitam, assim como fazem os judeus mantendo o museu do Holocausto.

6. Repudiamos toda forma de opressão aos seres humanos e animais. A voz da nossa consciência grita todos os dias em nossos ouvidos de que estamos no caminho certo. O caminho da paz e igualdade entre as espécies. Desculpem-nos aqueles que não são capazes de entender a nossa mensagem.

7. Agradecemos as manifestações solidárias, porém, reprovamos e não compactuamos com qualquer tipo de manifestação com ofensas e ameaças dirigidas ao site AfroPress. Se quisermos ser respeitados, temos que respeitar.

8. Reiteramos nossos anseios por um mundo melhor, com uma convivência pacífica entre humanos e não-humanos.

Fábio Paiva

PELO FIM DO ESPECISMO


(a quebra das correntes, símbolo sempre usado pelo site holocaustoanimal.org, que, por si só, já é uma evidência de seu abolicionismo pleno e não-racista, de mesma ideologia que o abolicionismo pelo negros, índios, etc).



Comunicado oficial de Fábio Paiva à AfroPress:

http://www.afropress.com/noticias_2.asp?id=1378

S. Paulo - O ativista dos direitos dos animais Fábio Paiva, responsável pela página www.holocaustoanimal.org, com imagens em que é feita associação entre maus tratos a cães e porcos e a Escrava Anastácia, bem como a judeus nos campos de Treblinka, manifestou desaprovação a mensagens ofensivas enviadas por pessoas do seu grupo à Afropress e a ONG ABC sem Racismo.

A ONG impetrou representação junto ao Ministério Público do Estado pedindo a abertura de investigação para apurar a prática de crime com base na Lei 7.716/89. O caso está sendo apreciado pelo MP de S. Paulo.

“Repudiamos toda forma de opressão aos seres humanos e animais. Também não aceitamos, reprovamos e não compactuamos com as pessoas que enviaram mensagens ofensivas ao site AfroPress”, afirma em e-mail enviado ao jornalista Dojival Vieira, editor de Afropress. Ainda no e-mail, Paiva diz que “ambos os movimentos lutam pelos mesmos ideais”. “Estamos trocando fogo amigo”, conclui.

Veja, na íntegra, o que diz Paiva.



Prezado Jornalista Dojival Vieira

Reafirmando nossa convicção de que jamais tivemos a intenção de ofender a população negra brasileira, entendemos que as comparações apresentadas foram mal interpretadas ocasionando um mal estar entre os movimentos.

Lutamos contra o especismo - discriminação muito arraigada culturalmente e não tão reconhecida socialmente. Baseia-se na diferença de espécie. De modo similar ao sexismo ou ao racismo, a discriminação especista pressupõe que os interesses de um indivíduo são de menor importância simplesmente por pertencer a uma determinada espécie.

Especismo e racismo são formas idênticas de preconceito. Portanto, jamais poderíamos ser acusados de fazer apologia ao racismo e genocídio. Nosso movimento é constituído de brancos, negros, judeus, orientais, pessoas de todas as raças, credos e religiões. Ambos os movimentos lutam pelos mesmos ideais. Estamos trocando "fogo amigo".

Repudiamos toda forma de opressão aos seres humanos e animais. Também não aceitamos, reprovamos e não compactuamos com as pessoas que enviaram mensagens ofensivas ao site AfroPress.

Reiterando nossos anseios de união entre o movimento afro-brasileiro e o movimento animal, as imagens não compreendidas e consideradas um insulto, foram retiradas do site.

Liberdade e respeito para todos os seres.

Cordialmente

Fábio Paiva

www.holocaustoanimal.org

Ativista em defesa dos Direitos Animais

Nenhum comentário: