Este blog tem o objetivo de mostrar que defensores de animais são contrários ao racismo e quaisquer formas de preconceito e discriminação.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Feliz Dia Mundial Vegano!

Hoje, primeiro de novembro, é o Dia Mundial Vegano.

Nossos parabéns a você, que não consome produtos de origem animal ou que foram testados em animais (como cobaias), nem na alimentação nem em nenhuma outra situação. Parabéns a você, que é verdadeiramente Abolicionista pela Libertação Animal, e pelo fim do Holocausto Animal, e que tenta viver de acordo com os Direitos Animais (o que inclui os Direitos Humanos, pois humanos são animais, mesmo que neguem ou se achem superiores).

Parabéns a você que, POR AMOR AOS ANIMAIS, quebra padrões preconceituosos que recebemos da sociedade, e luta contra o Especismo (ou seja, o preconceito por espécie, como se nós fôssemos melhores que as outras espécies, como se nós tivéssemos direito de usá-los como se não fossem pessoas, como se fossem escravos, comida/carne, etc.). MUITAS FELICIDADES a você, ativista totalmente vegetariano, que sabe que o preconceito, seja lá qual critério assuma (espécie, cor da pele, orientação sexual, etc) NÃO é conveniente.



Nesses 63 anos desde que o termo VEGAN foi cunhado nós conseguimos muito, e hoje estamos espalhados por todo mundo, combatendo injustiças, levando conscientização, e, acima de tudo, PAZ, muita paz. FELIZ DIA MUNDIAL VEGANO! Mas, como esse blog não é sobre veganismo em geral, nessa data comemorativa que nós, veganos, temos, vou me ater ao tema do blog: a relação do veganismo com a aceitação das pessoas, não importando se é uma pessoa canídea ou uma pessoa humana de pele escura, pois não podemos tolerar nenhuma discriminação. Nosso objetivo, como veganos e abolicionistas, é defender os direitos de todas as pessoas (animais, inclusive humanos).

Seguem alguns exemplos de ONGs norte-americanas que são constituídas de afro-descendentes e defendem os Direitos Animais (pelo abolicionismo vegano). Os exemplos a seguir são todos norte-americanos pois, aqui no Brasil não há essa segregação de igrejas de negros/brancos, ONGs de negros/brancos, escolas de negros/brancos, etc. Certamente o racismo contra os negros é mais forte nos EUA, e, mesmo assim, essas e outras dezenas de ONGs não vêem contraditoriedade entre defender os Direitos dos Animais e sua Libertação, assim como defenderiam sempre o Abolicionismo pelos afro-descendentes e seus Direitos.

Vegetarianos Negros (geral):
http://www.blackvegetarians.org/aboutus/index.htm
Reparem que na abertura está escrito: "There are so many reasons to fight for animal rights...", tradução: Há muitas razões pra lutar pelos Direitos Animais.
Black Vegetarian Society of Texas: http://www.bvstx.org/aboutus.html
Black Vegetarian Society of Georgia: http://www.bvsga.org/about.php

E, por fim, um ótimo exemplo ou sugestão de fórum vegano de negros: http://groups.yahoo.com/group/blackvegans/
(Quando usam o termo "vegetariano" incluem veganos, que são vegetarianos completos, não somente em não consumir carne).

Gostaria de mostrar o logo da SpreadPeace.org, que é uma ilustração explícita da não-contraditoriedade nos abolicionismos (pelos afro-descendentes ou pelos não-humanos):


Reparem os detalhes de cor de pele. Mais uma prova de que Veganismo e abolicionismo pelos Direitos Animais não se opõem, de forma alguma, a qualquer classe ou grupo de pessoas, etnia, etc. e que defender a igualdade de consideração de certos interesses entre diversas espécies não implica em discriminar alguém.

Sentir-se ofendido por ter sua alforria comparada à alforria que os animais merecem mas inda não têm é, sem dúvida, fruto do sentimento antropocêntrico de que somos melhores que as outras espécies, ou seja, é fruto do especismo (e do egocentrismo humano). O especismo, filho do antropocentrismo, faz com que humanos pensem que são superiores a todas as outras espécies, eliminando a ética na hora de se relacionar com elas. Mas esquecem que um cão tem olfato muito mais aguçado que o nosso, um urubu enxerga mil vezes mais, e um gato ouve melhor. Enfim, o especismo faz com que achemos que somos "divindades", enquanto somos animais super limitados, com raríssimas vantagem sobre as outras espécies, e em apenas em alguns poucos aspectos. O especismo é a base da discriminação de todos os humanos com diferenças "inconvenientes", como os deficientes. O especismo normalmente apela dizendo que somos mais inteligentes, sendo que há pessoas em nossa espécie que fogem a essa definição. Deveriam elas ser (mal)tratadas como animais? Ou seria melhor pararmos com a discriminação de espécies (=especismo)? Só por pertencermos à espécie humana devemos ignorar os sentimentos das pessoas que são de outras espécies? Podemos ignorar que animais são pessoas? Vamos ser contraditórios a ponto de achar que um animal precise de um cérebro humano pra sentir dor, sofrer, amar, etc?

Esperamos que o mal-entendido entre holocaustoanimal e afropress seja resolvido logo, pacificamente. Pois um ativista como o Fábio Paiva não entende como alguém se acha tão superior às pessoas de outras espécies (=animais), a ponto de tratá-los como objetos, mercadoria, escravos, etc. Não se adivinha que alguém vá interpretar mal, ou simplesmente ignorar sua filosofia/intenção em publicar um cartaz, e não levar em conta o contexto do protesto em si, e ficar se colocando como vítima, quando, na realidade, as vítimas são os animais, que, conforme as imagens diziam, sofrem da mesma forma que nós (nervo é nervo!), e nem sequer têm o direito de serem animais, pois são coisas, objetos, mercadoria, escravos, alimentos, enfim, tudo, menos pessoas, nessa sociedade especista! Além do mais, alguns internautas escreveram textos ofensivos ou agressivos, alguns com tom de ameaça, mas isso sem nenhuma ligação oficial com o Fábio Paiva, simplesmente porque não são esses "revoltadinhos" que estão na posição de réu, e eles não fazem senão ficar por detrás do teclado descendo lenha, sem a diplomacia vegana.

Fique claro que propomos a igual consideração de interesses entre espécies sencientes (que têm nervos, a princípio, que sentem dor, são capazes de sofrer, de ter vida social, família, enfim, são almas, são pessoas!). Enfim, a igual consideração de interesses não implica em rebaixar ou exaltar ninguém, não desumaniza humanos nem humaniza animais, apenas coloca no mesmo nível os interesses que todos os animais (seres sencientes) têm em comum: direito à vida, à liberdade, à vida social e familiar, à procura por seu alimento, etc. Ainda sobre a questão de "desumanizar humanos" e "humanizar animais", nós, anti-especistas, também somos contra o antropomorfismo (dar características exclusivamente humanas aos animais). E o objetivo nunca foi diminuir um escravo humano, mas sim, ressaltar que escravizar um não-humano é o mesmo crime.

Não sabem os que denunciaram um ativista, que, entre os defensores de animais, na internet, uma das citações mais comuns é: "Entre a brutalidade para com o animal e a crueldade para com o homem, há uma só diferença: a vítima." -Lamartine. Quase que diariamente, dezenas de internautas assinam emails e tópicos de fóruns com essa citação, como se pode facilmente notar no maior grupo de emails de Libertação Animal, com mais de 2 mil participantes: http://br.groups.yahoo.com/group/libertacaoanimal/ e até mesmo na lista do holocaustoanimal no yahoogrupos! A violência é a mesma. O preconceito tem a mesma origem, independentemente do critério usado para discriminação. Essa é a nossa mensagem. União. Olhar mais as semelhanças que as diferenças.


Receio ter feito alguma generalização indevida, mas, como pessoa tolerante, deixo esse texto aberto à revisão e à crítica dos leitores.


Sem mais,


Silas Cordeiro Pascoal


Nenhum comentário: